5.9.11

QUANDO ENTRAR SETEMBRO (E A BOA NOVA ANDAR NOS CAMPOS...)


A gente aqui na Tribo trabalha por ciclos bem definidos - ou safras, como costumamos chamar. Já escrevemos neste blog sobre a época de leitura dos poemas, um destes momentos marcantes do ano. Saibam, no entanto, que nada se compara a setembro.

Durante 8 meses, todo ano, preparamos a nova edição do livro. Selecionando textos, ilustrando, contatando os autores, ouvindo os leitores para definir as capas. Durante este processo temos apenas vislumbres do que será o resultado final. Vemos uma capa, um texto, mas não o objeto em si. Não aquele cheirinho de livro recém impresso emanando das páginas, a textura nas mãos e o peso em nosso colo. Isto até setembro.

 O conjunto de capas da LES (metalizada) compacta: saindo do forno
 
Em setembro, tudo converge. É em setembro também que os maiores pepinos acontecem: uma ocasião, o caminhão com as capas, vindas do Rio de Janeiro, foi roubado - também trazia medicamentos - com tudo dentro. Após uma rápida avaliação, concluímos que só nos restava o pânico, pois as capas levam meses para ser preparadas, alguns modelos sendo pintados capa a capa. Após uma semana, recebemos o telefonema de um sitiante residente à beira da Rio-São Paulo (nesta época, nosso fone constava da contracapa - não fosse isso ele jamais teria nos localizado). Dizia que viu um caminhão encostar e uns homens jogarem umas caixas na beira da estrada. Curioso, ele foi ver o que era e salvou nossas vidas.

Setembro é assim, um parto. Um arrepio na espinha, um susto e um deslumbramento. 

2 comentários:

Ricardo Mainieri disse...

As capas estão inspiradas. Meu gosto pessoal sintonizou com a dos peixinhos, dos pássaros na partitura e a da paisagem em sépia.
A tribo, cada vez mais, se superando.

Abs.


Ricardo Mainieri

Euzinha.com disse...

Essas capas estão lindas demais!!!