Mostrando postagens com marcador arte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador arte. Mostrar todas as postagens

5.2.10

Dica do Gaston

Reproduzo abaixo mail do Gaston com um link muito legal.

Picasso é, para mim, o maior gênio da pintura. O primeiro e único até hoje que entendeu a arte de pintar, de criar e não apenas reproduzir. Picasso não copia: cria, interpreta, usando seus pincéis.



Sua influência é devastadora. Todos os que pintam hoje sonham em não imitá-lo.


Un adendo histórico: Picasso pintou o horror à guera e à desiguldade que o autoristarismo impõe. O mundo inteiro deu as costas aos republicanos que lutavam a favor de um governo legítimo. Picasso nunca deu o nome de Guernica a sua obra; ele generalizou o masacre que vivemos. A Espanha monárquica já estaba "fora" de Europa e o franquismo a afundou por muitos anos mais.


Para mim Guernica provoca indignação, pois não foram só cavalos e touros os despedaçados: foram Lorca, Hernández, Picasso, Machado y muchos más.

Redescubra Guernica tridimensionalmente clicando aqui.