15.1.05

Martha e a Realidade Partidária

Martha, minha querida: sou só uma pessoa incrédula com a história que se escreve – ela é sempre a de quem ganhou a guerra.
Hoje lembrando uma de minhas viagens pelo Amazonas, quando cheguei aos países andinos e vi uma profunda aversão a tudo que é espanhol, me perguntava se eles seriam mais felizes se tivessem sido colonizados pelos saxões. Quando vejo um Canadá, Estados Unidos ou Austrália nessa prosperidade que hoje tomamos por modelo, imagino que se os colonizadores latinos tivessem seguido seu método de eliminação total dos aborígenes não teriam se elevado a potências mundiais, usando seus poucos nativos que sobram para o que em sua opinião servem: música, esporte e guerra.
Deve ser bom olhar das janelas de imensos bancos, com orgulho, estas minorias negras e hispânicas hastear a bandeira do colonizador festejando os êxitos militares, esportivos ou musicais que eles colonizadores atribuem a si próprios. Bandeiras de pátrias que se apresentam brancas e de olhos azuis, bandeiras impostas como símbolo destas pátrias.
Lembro-me de Lima, cidade construída séculos antes da chegada do colonizador, com a preocupação de sempre haver sombra em suas ruas para a caminhada. Não há o menor crédito para os que em épocas em que não havia ar condicionado projetaram e construíram esta maravilha, apenas ruas ruinosas e descuidadas.
Digo tudo isso porque a realidade não tem lado escuro nem claro, é uma só, o que não impede cada um de escolher o que quer ver. A beleza nos mantém vivos. Mas eu, por meu lado, quero contar o que vi e senti, quero ouvir outras opiniões – como a sua – e confesso que adoro uma polêmica. Prefiro-a à toda unanimidade burra.

3 comentários:

Anônimo disse...

Oieee!!
Tomei a liberdade de criar um button com o link p. o seu blog, para q todos q me visitarem, façam o mesmo por aqui. Boas coisas devem ser divulgadas mesmo, sempre penso assim...mas estou avisando caso não goste ou queira q eu retire, fiz com imagens retiradas do seu blog.
Beijocas

http://alocinesia.weblogger.com.br
alocinesia@hotmail.com

Anônimo disse...

Falta a consciência de que ficar escolhendo o que se quer ver da realidade é mais trabalhoso e certamente mais cansativo do que enxergá-la inteira e procurar resolvê-la em seu interior.

A beleza nos mantém vivos, sim. E inteiros, apesar de tudo.

obs.: acabei de comprar a agenda da Tribo e é óbvio que vim espiar o blog... Adorei!

Camila
cami_dbr@yahoo.com.br
www.mulherdesardas.weblogger.terra.com.br

Anônimo disse...

Bem, acabei de comprar a agenda da Tribo (acabei não, foi modo de dizer) e adorei. Poesias, poemas, ilustrações... É perfeito.
Também escrevo poesias (tento!) e tive que comprá-la por "instinto". --> Hehehehe
Amei a agenda, a equipe está de parabéns, os autores estão de parabéns, estão todos de parabéns.
É só isso... Espero sempre pdoer dar uma passadinha aqui para comentar sobre seus textos.
Como hoje foi meu primeiro comentário, eu apenas escrevo sobre a minha satisfação de poder ter em minhas mãos uma agenda tão bem feita.
É só...
Bij=]`ss
Bruna

P.S.:meu flog --> www.photoblog.be/lokadetudo