25.1.05

Sedução e Consumo

Pedro tem este jeitinho acadêmico de dizer as coisas como se não houvesse uma ideologia por trás. Maneirinha professoral, coisinha que parece estar falando o óbvio.
Mas não me digue que sedução não é diferente de força, pelo menos não hoje. Vejo a criançada seduzida por música estrangeira, vejo adolescentes seduzidos por tênis importados, vejo homens feitos seduzidos por carros reluzentes. Vejo a sedução da mídia, dos políticos que imitam nossos pais, vejo uma pá de mentiras bem arrumadinhas e reluzentes, que de tão bonitas ficam mais apetitosas que a verdade.
É só ligar a TV na Globo e se conclui que sedução é poder, no estilo mais tradicional possível – só que apresentada com um jeito de arte, com música, com psicologia manipulativa. A sedução do corpo perfeito, da mulata rebolante, do luxo.
Afe, eu tô preferindo o porrete que pelo menos é mais claro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ao ler sua mensagem pensei um pouco mais... O quê, nos tempos de hoje, não é coberto de ideologia, não vende uma coisa, um interesse? O quê realmente é puro? Acho que nada que fazemos, vemos ou pensamos pode ser considerado isento de ideologia, sedução... Afinal de contas esse milênio é marcado pela evolução, globalização, que não passa de uma ideologia, uma maneira sedutora de vender um modo novo de colonização.
Aproveito para parabenizá-los pois não há mais onde discutir, debater qualquer assunto de forma séria... Valeu pelo espaço que nos permite, aos reles mortais, divulgarem um pouco de sua ideologia barata... Parabéns pelo site! Beijos, Talita.

Anônimo disse...

Oi faz tempo que não apareço, mas por um acaso do destino estava juntamente com meus amigos batendo nessa tecla!Os jovens de hoje estão muito acomodados, encontram-se no nilismo!Não sabem o que querem, e quando sabem não fazem nada para tornar possivél.
A unica coisa que sabem fazer é chegar em casa antes da malhação começar, para poder estar antenado no dia seguinte , para saber quem beijou quem no seriado.
Está mais do que na hora dos jovens perceberem que a vida não é igual a malhação, que infelizmente existe um mundo cruel lá fora, e que eles devem abandonar suas cavernas para lutarem por um mundo melhor para todos...
ESPERO VISITAS NO MEU BLOG!!!
VAMOS NOS SOLIDALISAR VCS GOSTAM DE LEITORES? EU TB!
UM BJU
TAMIRIS BOCKMANN