13.8.04

Qual É A Do Faxineiro

Mais de um membro deste Triboblog já se referiu a mim como faxineiro. Um rápido esclarecimento: como faxineiro limpo muito pouco, quase nada. Às vezes até incluo coisas: um título, umas vírgulas, uma ou outra correção de gramática. As ilustrações, também sou eu que incluo. Tô mais pra zelador.
Como já fiz a fama de faxineiro, faxineiro fico.
Me permito vez em quando - como agora - inserir um poema. Que ninguém é de ferro, e nem só de espanador vive o homem.

UTOPIA

Nenhuma bala perdida
contudo, nenhum dente cariado
Revolver, somente as lembranças e a terra
depois, plantar a semente
colher e comer

Fica proibido matar
a não ser a curiosidade
a saudade
a sede
e a bola no pé

Nem pistola
nem pistolão

Pra entrar no céu
gozo e tesão

Ilou

3 comentários:

Martha O. de Barros disse...

Então minha intuição não falhou. O faxineiro gosta da letras.
Benvindo!
Brinde-nos com mais!

Jane disse...

Sabe, Décio, achei que este Ilou tem uma boa mão literária. Gostei da imagem de goso e tesão pra entrar no céu.
Não sei é se isso é possível para a maior parte dos brasileiros...

ilou disse...

Muito prazer, Ilou chegando.

Por isso o nome do treco é Utopia...
Além da fome, não trepar legal é também uma lástima. Mais do que isso: é um problema social. E acomete a ricos e pobres, embora a gente intua que a falta de grana tire mais o sono do que o seu excesso.
O final do comentário da Jane ao meu poema lembrou meus idos de adolescente no final da década de 70, onde o legal era fazer poemas/letras engajadas, como faziam o Chico e Vandré, que eram cultuados. Eu gostava do Vinícius e a minha poesia de vez em quando levava um sacolejo de alguém "engajado".
A palavra que foi criada, logo depois, para aquilo que não cabia no tal engajamento era "desbunde". Lembram disso? Gabeira foi visto de sunga de crochê na praia: desbundou!
Aliás, esse fenômeno é mais antigo. W. Reich foi expulso do partido comunista, que achava suas idéias burguesas; ao mesmo tempo, era perseguido e acusado de ser comunista pelo sistema.
Ele falava da importância de uma vida sexual saudável para os jovens adolescentes comunistas, ao mesmo tempo em que denunciava a moral sexual burguesa...
Claro que não dá pra aceitar cocô de artista emoldurado como obra de arte, mas é importante não criar camisas de força com regras e ideologias.
E ainda valeria lembrar os sentidos amplos das palavras "tesão" e "gozo", ambas transcendendo o contexto sexual.
Tesão = garra, disposição; gozo = satisfação, prazer...